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Notícias

Fonte (Origem):https://blog.imasters.uol.com.br/stelleotolda/2009/10/22/mais-transparencia-e-isencao/

Mais transparência e isenção?

A organização que regula as relações de comércio dos Estados Unidos, a Federal Trade Comission, estabeleceu para os blogueiros que estes precisam declarar qualquer conexão (pagamento de dinheiro ou doação de produtos) com qualquer anunciante.

A proposição do FTC interfere diretamente na relação entre marcas e os endosers, os influenciadores da web que fazem críticas e recomendações a produtos e serviços de determinado anunciante.

O blogueiro ou influenciador da rede deve afirmar que tem o apoio da marca, sob pena de ser acusado de prestar falso testemunho e pagar multa de US$ 11 mil.

Como se trata de uma decisão polêmica e de difícil controle, o FTC apresentou cenários, como por exemplo o de um estudante que mantém um blog sobre suas experiências com jogos: se receber um console, deve evidenciar que o recebeu sem custo…

Acredito que a decisão ainda vá gerar “pano para manga”, mas vai na direção certa de mais transparência e isenção. Ponto para a audiência.

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
"Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. (...)
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
< I - a reprodução:
a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;
(...)"

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